Os Elementos Terrestres | Eunice Odio

[Poesia]
Brochura costurada, em papel avena 90g, 84 páginas
Formato: 14 x 20cm
Tiragem de 200 exemplares
Edição Bilíngue: Espanhol/Português
Prólogo de Floriano Martins
Tradução de Elys Regina Zils

R$: 38,00 (+ R$ 8,00 - frete simples) 
Aquisição: edsolnegro@hotmail.com
 
Eunice Odio nasceu em 1919 na Costa Rica. Embora pouco lida em vida, atualmente é reconhecida como uma das mais fortes vozes da lírica hispano-americana do século xx.

Sua poesia é marcada por um verdadeiro furor poético e uma crença na palavra como veículo de êxtase e revelação. Não à toa, foi estudiosa da Cabala e membro da Ordem Rosacruz.

Diferente de muitos de seus pares, não entendia a poesia como uma carreira ou uma forma de deixar um nome para a posteridade, mas a vivia como uma experiência visceral do ser em busca de conhecimento e libertação.

Viajante incansável, percorreu inúmeros países e viveu longos períodos na Guatemala, México e Estados Unidos. Atuando como jornalista e tradutora, escreveu e publicou contos, ensaios e artigos por onde passou.

Os oito poemas longos que compõem Os elementos terrestres (publicado originalmente em 1948) cantam o encontro entre “o amado e a amada” de forma física e mítica, com alta carga erótica e simbólica.

Publicou ainda Zona en Territorio del alba (1953) e El tránsito de fuego (1957), sua obra mais longa e ambiciosa, um épico de caráter alegórico-dramático sobre a criação do mundo baseado tanto na mitologia clássica como em sua própria mitologia pessoal.

Eunice Odio morreu em 1974, aos 54 anos.

PÁGINAS INICIAIS: